Dia das (os) professoras (es) é uma data para honrar a memória de quem nos ensinou e ensina, mas também para pensar modos de coconstruir uma nova história a esta gente tão aplicada.
Imagino não ser fácil transmitir uma ideia (um conteúdo) e gerar condições para ela ser aprendida por alunos bem diferentes mesmo em salas 'iguais'.
Deduzo ser gratificante o retorno da dedicação e do afeto fruto de muito trabalho. Sei que, às vezes, é uma profissão quase impossível e sem a visibilidade indispensável.
Então, deparo-me com vários sentimentos cheios de camadas e poucas palavras aqui dentro. Ainda assim quero dizer: eu vejo vocês!
Percebi e percebo em cada educadora (or), cujo privilégio eu tive de aprender direta ou indiretamente com elas (es), a qualificação – além da profissional – essencial para manter-se firme nesta jornada, quase sempre, desassistida.
Quero agradecer, sim, por seguirem em frente e desejar uma vida boa (generosa, confortável, segura e saudável) além de recursos destinados a educação continuada, com uma carga horária justa, melhores salários;
E políticas públicas vigentes em prol da qualidade de vida e bem estar individual e coletivo no bojo da vida escolar/acadêmica de cada uma (um) de vocês.
Feliz dia!
A todas professoras e professores,
Com afeto
Márcia Filha